Crescimento no número de novos negócios é referente a comparativo entre 2024 e 2025
A abertura de novas empresas em Santa Catarina disparou no primeiro semestre e cresceu 21,4%. O percentual representa o salto de 62,2 mil novas empresas durante os seis primeiros meses de 2024 para 75,5 mil novos CNPJs no mesmo período de 2025.
Na região, o crescimento superou a marca estadual, aumentando 24,5% o número de empresas abertas no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado – saltou de 2.622 em 2024 para 3.266 neste ano.
Os dados, divulgados pela Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), revelam o aquecimento da economia com foco no empreendedorismo e geração de oportunidades. O volume de novas empresas é calculado pelo saldo entre empresas constituídas e empresas extintas no período.
As 75,5 mil novas empresas abertas em 2025 pertencem a diversos setores econômicos. O segmento de transporte e armazenagem se destaca com acréscimo de 11 mil CNPJs e elevação de 36% frente ao mesmo período do ano passado. O comércio e reparação de veículos aparece na sequência, com 9,6 mil novos CNPJs. Em seguida, estão atividades administrativas, com 9,2 mil; construção, com 7,8 mil; indústria da transformação, com 7 mil; e atividades profissionais e técnicas, com 6,8 mil.
O governador Jorginho Mello defende que o resultado está associado à força da economia catarinense. “O setor produtivo orgulha Santa Catarina, que é um estado reconhecido principalmente pelo trabalho e pela geração de oportunidades. O governo do estado também tem sido um parceiro ao estimular o empreendedorismo, oferecer linhas de crédito como o Pronampe e fomentar a geração de emprego e renda”, diz.

Microempresas são a maioria entre os negócios
O saldo de 75,5 mil empresas no primeiro semestre de 2025 tem predomínio de micro e pequenas empresas. Do total, 62,7 mil são Microempreendedores Individuais (MEIs), conforme a Jucesc. Ou seja, 83% de participação. Na região, somente neste primeiro semestre, são 2.785 MEIs, um total de 85,2% entre todas as empresas abertas no primeiro semestre.
Já as empresas de sociedade limitada (LTDA) somaram saldo de 21,9 mil. As outras naturezas jurídicas, como empresário individual, sociedade anônima e cooperativa, completam a lista.
“As micro e pequenas empresas são um segmento fundamental para a economia catarinense. Elas estão ligadas principalmente ao setor de serviços, garantindo dinamismo e diversidade para a atividade econômica. Os pequenos negócios também se destacam pela geração de oportunidades, especialmente os MEIs, que são alternativa de renda, bem como de formalização”, diz o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
Tempo
O tempo médio para registrar uma nova empresa em Santa Catarina caiu pela metade nos últimos três anos. Enquanto o tempo médio para registro de empresas em 2022 foi de 4,6 horas, em 2025 este número foi reduzido para 2,2 horas. A queda reflete, portanto, as políticas de desburocratização e simplificação adotadas pelo Governo de Santa Catarina por meio da Junta Comercial (Jucesc).
“A Junta tem realizado uma série de investimentos e modernizações para melhor atender o empreendedor. Temos trabalhado para simplificar, facilitar e desburocratizar o processo de abertura de empresas. Com isso, fortalecemos o ambiente de negócios bem como a segurança jurídica, favorecendo a atividade econômica”, afirma o presidente da Jucesc, Fernando Baldissera.