O projeto deverá ficar a cargo da prefeitura, em conjunto com a UniSul
Uma primeira reunião de alinhamento do projeto de reforma da Praça Sete de Setembro, no Centro, aconteceu na sexta-feira no Facilita Tubarão, com a presença de entidades e do poder municipal. Há pouco mais de uma semana o DS trouxe imagens do local, com críticas pela falta de jardinagem e relato de insegurança por conta de pessoas em situação de rua bebendo no local.
Estiveram no encontro para discutir a praça os secretários de Indústria, Comércio e Serviços, Samuel Gonçalves da Silva, e de Planejamento e Urbanismo, Felipe Antunes Nascimento, o secretário adjunto da pasta, Elom Alano, e o arquiteto Guilherme Henrique Darui, que representaram a prefeitura, com os arquitetos Henry Oscar Demathé e Talita Formaeski, integrantes do Núcleo de Arquitetos da Associação Empresarial de Tubarão (Acit).
Nesta conversa, foi retomado o assunto iniciado em 2024, quando uma pesquisa realizada em conjunto entre a prefeitura e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), junto à população, levantou o que as pessoas gostariam que a praça oferecesse.
Ao perceber este movimento, o Núcleo de Arquitetos da Acit passou a participar das discussões, baseadas na enquete realizada, que elegeu brinquedos para crianças como melhoria principal. “O primeiro passo deste alinhamento é montar um conselho consultivo, onde estes arquitetos irão realizar uma consultoria do projeto, com base nas suas expectativas e nas da população”, explica o secretário Felipe Nascimento.
O projeto deverá ficar a cargo da prefeitura, em conjunto com a UniSul, com quem conversas serão realizadas para a consolidação da parceria, e com suporte do Núcleo de Arquitetos da Acit. “O próximo passo é sentarmos com a procuradoria-geral do município para nos calçarmos legalmente em torno destes passos que queremos dar na direção de termos uma Praça Sete aconchegante e atrativa para a população”, complementa Felipe.