A entrega da 10ª remessa de kits de alimentação escolar aos alunos da rede municipal de ensino foi realizada ontem, pela Fundação Municipal de Educação (FME). Para a compra das dez remessas durante a pandemia, foram investidos R$ 920.490,09, sendo R$ 569.611,72 provenientes de recursos próprios e R$ 281.433,78 oriundos de recursos vinculados, como do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Além disso, um total de 9.873 kits foram entregues desde o início da pandemia, em março, sendo 95% dos produtos adquiridos de fornecedores locais, como os agricultores, ajudando, assim, a economia da região.
O critério para a distribuição dos kits está estabelecido pelo decreto n° 5073/2020, de 7 de maio de 2020. “A medida faz parte das ações adotadas pela prefeitura para auxiliar as famílias, já que muitos alunos têm na alimentação escolar a principal refeição do dia”, ressalta a diretora do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), Gabriela Jeremias.
A lei n° 13.987, de 7 de abril de 2020, autoriza, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas, em razão da situação de emergência, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Pnae aos estudantes das escolas municipais.
O prefeito Joares Ponticelli acompanhou a entrega de alguns kits no Centro de Educação Infantil (CEI) Borboleta Azul, no bairro São João, margem direita.
“É uma ação importante para muitos alunos da nossa rede municipal, cujas famílias estão vivendo momentos difíceis desde março com esta pandemia. Com este kit, tentamos amenizar esse sofrimento e ao mesmo tempo ajudamos a fortalecer a economia local, pois 95% dos recursos aplicados na compra da merenda ficaram em Tubarão”, destacou o prefeito.
O kit dessa entrega é composto por batata inglesa, batata doce, beterraba, cebola, cenoura, banana, maçã, laranja, ovos, frango, arroz, feijão, macarrão, bolacha, leite, achocolatado e pão.