Um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina ontem mostra que 68.011 pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19 não retornaram, no tempo adequado, para tomar a segunda dose. Deste total, 47.650 são de pessoas vacinadas com a Coronavac e 20.361 de pessoas vacinadas com AstraZeneca. Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SiPNI), do Ministério da Saúde.
O superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, reforça que o intervalo recomendado entre a aplicação da dose um e dose dois da Coronavac é de 28 dias e da AstraZeneca, de 12 semanas. “Por mais que a primeira dose da vacina ofereça uma pequena proteção, não é suficiente. Quem não toma as duas doses da vacina não está protegido e ainda pode ficar uma falsa sensação de segurança”, ressalta o superintendente. Por esse motivo, o governo de Santa Catarina reforça o pedido para que a população não se esqueça de retornar para tomar a segunda dose.
Número positivo em Tubarão
Já em Tubarão, os dados de vacinação são positivos. No último sábado, a cidade imunizou 245 pessoas contra a covid-19 e 101 contra a Influenza (H1N1). Além destas, também foram vacinadas 41 pessoas com vacinas de rotina, entre elas sete crianças. Já no domingo, 128 doses contra a covid-19 foram aplicadas, além de 61 doses contra a H1N1 e outras 52 doses das vacinas de rotina, 32 delas direcionadas ao público infantil.