Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026
Fechar [x]

Quaresma é tempo para a conversão e reflexão

Padre Eduardo Rocha, pároco da Catedral, explica o significado deste momento

19/02/2026 06:00|Por Redação

A Quarta-Feira de Cinzas, ontem, marcou o início da Quaresma, período de 40 dias de preparação para a Páscoa, a principal celebração do calendário cristão. Segundo o padre Eduardo Rocha, pároco da Catedral de Tubarão, o tempo quaresmal é um convite à conversão e à revisão de vida.

“A Quaresma é o tempo em que nos preparamos para a mais sagrada das nossas festas, que é a Páscoa. São 40 dias que antecedem essa celebração tão importante para nós”, afirma.

De acordo com o sacerdote, há séculos a Igreja orienta os fiéis a intensificarem três práticas nesse período: oração, jejum e caridade. “É um tempo de grande revisão da nossa vida. O risco é nos acostumarmos com nossos pecados e perdermos o foco daquilo que é essencial. A Quaresma é um tempo de reordenamento, para que Deus seja o centro da nossa vida”, destaca.

Padre Eduardo explica que cada uma das práticas tem um sentido específico. “A oração nos devolve a Deus; o jejum nos devolve a consciência da vida e das nossas fragilidades; e a caridade nos leva ao irmão, especialmente ao mais necessitado”, ressalta. Ele reforça que a caridade exige atitude concreta. “É colocar a mão no bolso, ajudar mais do que estamos acostumados, socorrer aqueles que estão à margem da sociedade”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Campanha  

Além do caminho espiritual, a Quaresma também é marcada, no Brasil, pela Campanha da Fraternidade, promovida pela CNBB. Neste ano, a campanha aborda a questão da moradia. Segundo o padre, “são mais de seis milhões de pessoas sem moradia no país. Isso deve nos angustiar e nos provocar a buscar caminhos para esses irmãos que vivem sem um teto”, pontua.

Para ele, o acesso a uma moradia digna é um direito fundamental. “À luz da Sagrada Escritura, entendemos que é um direito básico que as pessoas tenham um lugar digno para viver, construir suas vidas e habitar com suas famílias”, conclui.

  • 1 / 1
Missas realizadas ontem marcaram a Quarta-feira de Cinzas e o início da Quaresma. Padre Eduardo Rocha explica período que marca a preparação para a Páscoa.
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR