Em Capivari de Baixo, os grupos se reúnem para aulas e oficinas semanais
Um ambiente acolhedor, onde são ofertadas aulas de canto, yoga, pilates e artes marciais, principalmente para os idosos de Capivari de Baixo. É no Centro de Convivência da Terceira Idade que eles dizem encontrar motivos para celebrar a vida.
A empolgação dos participantes pode ser observada em qualquer uma das cinco oficinas oferecidas. Nas aulas de yoga, por exemplo, os idosos renovam a mente e o corpo.
“O yoga traz para a pessoa o suporte para enfrentar os desafios com discernimento, calma e, desta forma, conseguir perceber as melhores atitudes a serem tomadas. A modalidade traz equilíbrio físico, mental, emocional e alívio de dores. Resgatamos a respiração natural da infância. Desaprendemos esse processo e isso interfere em um todo”, explica a professora Rosina Machado.
Conforme a profissional, o objetivo maior do yoga é estar presente, desconectar do passado e viver o agora. “Deixamos de respirar da maneira correta na infância, por volta dos sete anos. A respiração é o sopro da vida. É incrível a melhora. Trabalhamos o alongamento, o fortalecimento, a meditação, o relaxamento, ou melhor, o todo”, detalha.
Limitações vencidas
Nas aulas, os alunos aprendem que é possível vencer as limitações do corpo. Ninguém fica parado. Problemas como dores de coluna, osteoporose e artrose costumam ter os sintomas minimizados, o que garante mais qualidade de vida.
As atividades físicas são também uma terapia contra a depressão, por exemplo. No local, no Centro da cidade, outros trabalhos são realizados por vários grupos de idosos.