Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Próximo semestre mantém formatos

22/07/2021 06:00

No próximo semestre letivo, a rede estadual de educação oferecerá aulas nos três modelos já adotados desde o início do ano.


As opções são de 100% presencial (aplicado nas escolas que têm estrutura para atender todos os alunos respeitando os critérios de distanciamento); híbrido (oferecido nas escolas com maior número de alunos matriculados e que não conseguiriam respeitar o distanciamento); - 100% remoto (para estudantes do grupo de risco ou que assim preferirem).


De acordo com avaliação e necessidade, segundo a Secretaria de Estado de Educação, eventuais mudanças serão adotadas pelo Comitê de Retomada às Aulas Presenciais.


Esta semana, com o início do recesso escolar, a rede estadual encerrou o primeiro semestre com cerca de 70% dos alunos frequentando as aulas presenciais.


O secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, conclui que o semestre letivo teve conquistas e aprendizados importantes para a educação. “Santa Catarina foi pioneira no retorno às aulas. Conseguimos manter as atividades presenciais, mesmo no auge da pandemia, porque construímos regramentos claros e tínhamos o controle dos dados de contágio nas escolas. Com a vacinação de quase todos os professores, outra conquista para o Estado, os pais e alunos se sentem ainda mais seguros para voltar ao presencial”.

 

Vacinação na Educação

Ao longo do primeiro semestre, o governo do Estado antecipou a vacinação dos profissionais da educação. A imunização deste grupo começou em 26 de maio e nesta semana já alcançou 95% dos professores e todos os trabalhadores da equipe gestora, de alimentação e transporte, que atuam nas escolas e órgãos administrativos de educação, do ensino infantil até o superior.


Expectativa é de mais melhorias este ano

Após um semestre marcado pela adaptação de alunos e professores aos regramentos sanitários das aulas presenciais, a expectativa é que o segundo semestre letivo seja de entregas e investimentos para os alunos, professores e unidades escolares. Nesse contexto, o secretário de Educação, Luiz Fernando Vampiro, também antecipa que haverá avanços na infraestrutura escolar, com o início de obras após a reestruturação do setor na SED.


“Iniciamos o ano com foco em garantir a segurança dos alunos. Ainda temos esse cuidado, mas agora precisamos avançar em outras áreas também. Estamos trabalhando para entregar notebooks para os professores, avançar na remuneração da categoria, adquirir novos equipamentos para as escolas, desenvolver novas formações pedagógicas e investir na infraestrutura das escolas, seja com reformas ou com a construção de quadras. Queremos que o ensino público de Santa Catarina volte a ser referência no Brasil”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR