O Grupo de Trabalho (GT) que discute a retomada de eventos no Estado teve mais uma reunião para avançar nas tratativas sobre a realização de eventos-teste. Uma proposta detalhada de quatro atividades, com as medidas sanitárias aplicáveis a cada uma, foi encaminhada para análise de especialistas da saúde. O comitê é formado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Secretaria de Estado da Saúde e representantes de entidades do segmento.
Além da realização de um congresso, um evento cultural, uma feira e um jantar, será incluída nos testes uma atividade esportiva, promovida pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), que também participou da reunião.
Outro avanço importante foi o anúncio de que Santur está finalizando a contratação da ferramenta de rastreamento que será disponibilizada para monitorar a participação de público nesses eventos. As medidas atendem à determinação do governador Carlos Moisés de viabilizar atividades econômicas com respeito às regras para prevenção da disseminação da covid-19.
Sobre a data dos eventos-teste, o grupo sinalizou a possibilidade de realizá-los entre julho e agosto, dependendo do panorama da pandemia no Estado. “Além de protocolos para cada tipo de evento, vamos sempre levar em conta o cenário da pandemia, para no momento oportuno avançar na retomada dos eventos do Estado com segurança”, frisou a diretora da Vigilância Sanitária, Lucélia Kryckyj.