Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Projetos terão chance de sair do papel

05/05/2021 06:00

Para estimular a inovação e ajudar a tirar projetos do mundo das ideias em tempos de pandemia, empreendedores interessados em desenvolver seus projetos de negócio podem se inscrever até o dia 6 de junho na pré-incubadora Cocreation Lab, que está com inscrições abertas em Tubarão. O programa é gratuito.


A pré-incubadora está presente em Tubarão por meio de uma parceria entre a prefeitura e o Sebrae Santa Catarina. A abertura do espaço está prevista para o dia 28 de junho e serão selecionados até 15 projetos. Depois, os participantes ganharão suporte para transformarem suas ideias em negócios, por meio de consultorias, mentorias e assessorias, tudo gratuito. Na sequência, os projetos estarão prontos para serem incubados ou receberem investimento.


“Estamos contentes em abrir mais uma turma em Tubarão, cidade com muito potencial para inovação e novos negócios. Esperamos que os futuros empreendedores contribuam com projetos e ideias criativas para a região”, comenta o professor da UFSC, Luiz Salomão Ribas Gomez, criador da pré-incubadora, considerada o maior programa de pré-incubação do país.


“Nós sabemos que o fator criatividade é fundamental no desenvolvimento de um ecossistema, que é a base para a inovação. O Cocreation Lab, com uma metodologia clara e plataforma intuitiva, contribui com esse desenvolvimento, pois conseguimos envolver atores e setores diferentes dos tradicionais do meio, geralmente voltados a empresas de tecnologia. Com a pré-incubadora, conseguimos atingir outros públicos e, por isso, ela tem exercido um papel fundamental nesse trabalho”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico de Tubarão, Giovani Bernardo.


“Esta é uma iniciativa que tem como objetivo transformar ideias da economia criativa em negócios. Estamos observando uma aderência muito forte aos novos modelos de negócios com o atual momento de transformação digital. E, com vistas nesse cenário, entendemos ser muito importante apoiar esses empreendedores”, diz Juliana Ghizzo, analista de projetos do Sebrae/SC.


Atravessando fronteiras

A primeira unidade da pré-incubadora foi aberta em Florianópolis em 2016. Desde então, o Cocreation Lab chegou a 20 cidades do Estado, em parceria com prefeituras, Fapesc, Sebrae, Associação Catarinense de Imprensa, instituições sociais e universidades. Este ano, vai ampliar a atuação em Santa Catarina, com abertura de novas unidades e novos editais nas cidades já contempladas pelo projeto. Em janeiro, o programa anunciou que novas unidades seriam criadas no Distrito Federal para ajudar futuras startups da região a desenvolverem e colocarem todas suas ideias no papel.


A realização das novas unidades vem de uma parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal  e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos, com apoio da Universidade de Brasília - através do Parque Científico e Tecnológico - e do Instituto Federal de Brasília. O programa será sediado em quatro espaços de cocriação nessas instituições de ensino e as inscrições já estão abertas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR