Preservação ambiental, turismo sustentável, geração de renda e desenvolvimento regional são os focos do Programa de Estruturação de Concessões de Unidades de Conservação. Pelo contrato firmado entre o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e o BNDES, o projeto avança para concretizar ações em torno do ecoturismo em Santa Catarina.
O programa vai atuar em nove estados e em 34 unidades de conservação. Entre elas, uma na região: o Parque Estadual da Serra Furada, em Orleans. A parceria com o BNDES possibilita a realização dos estudos e diagnósticos para embasar licitações a concessionárias que ficarão responsáveis pela estruturação e operação do turismo nas unidades.
Entre as ações que as concessionárias deverão implementar nos parques, destacam-se investimento em estruturas de atendimento, como centros de visitantes, trilhas, banheiros e estacionamentos; revitalização, modernização, operação e manutenção dos serviços turísticos e de educação ambiental e ampliação e inovação na oferta de atrativos.