Com apenas 13 anos, o estudante Augusto Izé Krobel diz que tem na leitura de livros um de seus melhores hábitos. E o gosto por ler começou ainda na infância, assim que foi aprendendo a conhecer as palavras. O pai, que não teve a mesma oportunidade, foi seu grande incentivador, dando a ele livros com frequência.
Augusto, que está no 7º ano, é um dos alunos que participou do projeto de incentivo à leitura da escola Hercílio Luz, em Tubarão. Esta semana, uma banca de professores avaliou o entendimento de cada aluno sobre a obra literária que escolheu na biblioteca. Entre os objetivos, desenvolver o ponto de vista crítico e opinativo do livro escolhido.
De acordo com o idealizador, o professor Maycon Vianna, que teve a parceria com a professora Ana Paula Cargnin, responsável pela biblioteca, o projeto teve início em fevereiro, dando ao estudante o poder de escolha de um livro do seu gosto na biblioteca da escola. “Com o tempo, eles foram lendo, participando de seminários internos, discutindo pontos do livro e culminou agora com esta banca, que visa o entendimento do aluno sobre a obra literária, com seus pontos fracos e fortes”, explica.
“O projeto envolveu as duas turmas do 7º ano, com 25 alunos no total. Conseguimos um retorno bastante interessante, porque eles também melhoraram o vocabulário e desenvolveram o ponto crítico e argumentativo”, conclui o professor.
“Gostei muito do projeto, desde a execução até a finalização. Tive a oportunidade de compartilhar com outros colegas as passagens diferentes do livro e a leitura ainda ajuda muito a desenvolver nosso português”, avaliou Augusto, que é frequentador assíduo da biblioteca e lê em média dois livros por mês.