A prefeitura de Tubarão recebeu ontem o projeto de pavimentação da estrada geral de Congonhas. O trecho de 3,2 quilômetros, entre a pracinha da localidade de Congonhas e a ponte no limite com Jaguaruna, é uma antiga reivindicação. O projeto foi encomendado junto à Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel).
O projeto foi entregue pelo diretor-executivo da Amurel, Celso Heidemann, ao prefeito Joares Ponticelli e ao vice-prefeito, Caio Tokarski. Agora, o município apresentará o projeto ao governo do Estado e pleiteará a execução.
O projeto conta com cinco volumes entre relatório técnico e projetos geométrico e interferências, pavimentação e sinalização viária, drenagem e terraplanagem. A rodovia contará com uma ciclofaixa localizada no lado direito, no sentido Jaguaruna. A estimativa do custo de execução é de R$ 5,4 milhões.
No último mês, em Jaguaruna, o governador Carlos Moisés anunciou investimentos de R$ 12 milhões para pavimentar a estrada até o limite com Tubarão. A obra tem quase oito quilômetros de extensão e faz a conexão com as comunidades de Jabuticabeira e Congonhas, além de garantir um acesso secundário à cidade vizinha Tubarão. O projeto prevê a construção de duas pontes, além de ciclofaixa.