Em Tubarão, a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) coloca em prática o projeto que incentiva a formação e o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, motivando a inclusão laboral através da inserção no mercado de trabalho.
Por meio desta iniciativa, recentemente, a Apae contratou o aluno Paulo Marcos Cataneo para a função de auxiliar administrativo na própria instituição. Paulo tem 27 anos e é aluno da Apae desde a infância. Sua maior dificuldade para conseguir uma colocação no mercado era o fato de usar cadeira de rodas. Com isso, ele passa a atuar profissionalmente, uma vez que a estrutura da instituição é adaptada para que ele possa exercer sua função profissional.
O projeto é voltado a atender jovens e adolescentes matriculados e com frequência na rede regular, e educandos que se encontram na mesma faixa etária, frequentam a Apae de Tubarão e se enquadrem na mesma perspectiva. Hoje, no município, são 23 alunos ocupando postos de trabalho dentro dos critérios do projeto.
Além de promover a profissionalização e trazer experiência de mercado aos alunos, resgatando sua cidadania e autoestima, o projeto contribui com o incremento de renda familiar. Através do seu setor de serviço social, a Apae faz tanto a mediação entre as empresas com vagas e familiares dos alunos quanto a capacitação destes alunos para as vagas disponíveis.
De acordo com a presidente Leila Saleh Goulart, “uma das missões da Apae é trazer cada vez mais o senso de cidadania aos alunos, e a inserção no mercado de trabalho contribui com isso, porque é uma forma de inserção na sociedade. Através do estacionamento rotativo, tem sido possível criar bolsas de trabalho para os alunos, que possibilitam dar treinamento e capacitá-los para que, através de suas habilidades pessoais, eles possam ser encaminhados ao mercado. Para nós, isso tem um forte significado, contribuindo para que a sociedade também possa vencer as diversas limitações em absorver a mão de obra destes cidadãos. É gratificante ver a alegria, o prazer e o orgulho destes alunos e famílias diante dessa oportunidade”.
Como participar do projeto?
Empresas interessadas em contratar pessoas com deficiência devem entrar em contato com a Apae de Tubarão pelo telefone (48) 3626-1312 ou pelo email [email protected].