Laguna inaugurou a Oficina de Beleza no Centro de Atenção Psicossocial
A prefeitura de Laguna, por meio da secretaria municipal de Saúde, inaugurou ontem o projeto “Cortes que Transformam - Oficina da Beleza e Autoestima”, desenvolvido no Centro de Atenção Psicossocial (Caps). A iniciativa busca promover saúde, autocuidado e resgate da autoestima dos pacientes em acompanhamento, em alusão ao Setembro Amarelo - mês de prevenção ao suicídio.
O projeto foi idealizado pelos profissionais de saúde mental do município, Cleber Siqueira e Kelly Silva Remor, e tem como proposta oferecer oficinas de beleza e cuidados pessoais de forma gratuita, com apoio de voluntários e equipe técnica do Caps. O espaço irá proporcionar cortes de cabelo, orientações de autocuidado e atividades voltadas ao bem-estar físico e emocional.
De acordo com os idealizadores, a iniciativa pretende reduzir os preconceitos associados à saúde mental, ao mesmo tempo em que valoriza a diversidade de padrões de beleza e incentiva a autoaceitação. “Mais do que estética, este é um projeto que promove transformação, ressignificação e integração social”, destacam.
Compromisso
Para a equipe da secretaria municipal de Saúde, a implantação da iniciativa reforça o compromisso de Laguna com o cuidado humanizado em saúde mental.
“O Setembro Amarelo é um convite à reflexão e à valorização da vida. Com este projeto, queremos oferecer aos nossos pacientes um ambiente de acolhimento, cuidado e autoestima”, afirmou a coordenação do Caps.
Com o “Cortes que Transformam”, a expectativa é que os usuários experimentem melhorias em sua qualidade de vida, maior interação social e fortalecimento dos vínculos familiares, reforçando que cuidar da saúde mental é fundamental para a valorização da vida.