Rose Effeting, de Braço do Norte, foi destaque no programa Globo Repórter
Produtora e criadora da gado Jersey, Maria Rosinete Souza Effting foi destaque nacional na TV Globo. A moradora de Braço do Norte, conhecida como Rosi, teve sua história contada no programa Globo Repórter.
Sua experiência de vida no cenário lácteo para a atuação das mulheres neste mercado foi tema da reportagem sobre empreendedorismo.
Líder da Cabanha Guinther e Queijaria Guinther, Rosi, com pouco mais de 40 anos, em 2003, começou os trabalhos com o gado leiteiro, e se tornou a principal responsável pela Cabanha, com foco na criação de gados Jersey.
De lá para cá foram grandes os avanços e conquistas, principalmente a partir do ano de 2009, que a tornaram destaque.
Ela já recebeu premiações em diversas feiras e eventos. Em 2012 foi eleita a primeira mulher a presidir a entidade da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB). Se não bastasse, em 2021 conquistou o selo Sisbi, podendo comercializar os seus queijos em todo o território nacional. Tamanho foram os esforços que, no ano de 2022, Rosi recebeu o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, conquistando o primeiro lugar na Categoria Produtora Rural. “Nem penso em aposentadoria”, disse durante a entrevista concedida à Rede Globo. O programa foi exibido na última sexta-feira.