O Procon de Tubarão enviou um ofício para a Citroën pedindo esclarecimentos sobre o recall que deve ser realizado nos modelos Citroën C3, C3 Picasso e Aircross para a substituição dos airbags frontais.
No mês passado, o DS destacou que proprietários tubaronenses desses modelos teriam sido convocados para fazer a retirada dos equipamentos, mas que a concessionária local não apresentava um prazo para a instalação dos novos airbags.
“No meu caso, tiraram os airbags (motorista e passageiro) em março e até agora não há prazo para que coloquem outros. Na última ligação que fiz para a concessionária, pedindo um prazo, não deram e ainda ofereceram um carro novo para eu comprar, já que o meu está sem airbag. Parece brincadeira, mas é esse abuso”, reclamou um dos usuários ao DS.
Após a matéria, o Procon de Tubarão informou que vem recebendo reclamações de muitos consumidores de que a empresa, mesmo após fazer a retirada dos airbags, ainda não entrou em contato para fazer a reposição do mesmo. “Por esse motivo, o Procon enviou um requerimento para a Citroën solicitando esclarecimentos em relação à data em que o produto chegará, para que haja a reposição aos veículos dos clientes, além das medidas a serem tomadas caso a substituição do produto não seja feita no tempo determinado”, explicou o órgão.
Ainda de acordo com o Procon, o recall anunciado em janeiro deste ano pela Citroën Brasil informava que os airbags antes instalados poderiam vir a ocasionar danos físicos e/ou materiais aos ocupantes do veículo, e, em casos extremos, o risco de morte. “É importante ressaltar que o recall é item previsto no artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor, levando em conta que o fornecedor não poderá colocar no mercado produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança”, ressalta o órgão de defesa do consumidor.
FALTA DE PEÇAS
Para o DS, a concessionária em Tubarão explicou que o problema está na falta das peças para reposição e não há prazo para a chegada de novas. Isso, segundo a empresa, ocorre no país inteiro. O Procon pede para que, em caso de dúvidas, o consumidor entre em contato com o órgão através do telefone (48) 3621-9818. O Procon está localizado no Facilita Tubarão, na avenida Marcolino Martins Cabral, número 631, bairro Oficinas.