Segunda empresa assume o serviço de forma emergencial em Tubarão
Com os problemas na coleta de lixo literalmente se acumulando em Tubarão durante todo este ano – e agravados nas últimas semanas –, a prefeitura fez um novo contrato de forma emergencial, desta vez com a empresa Plural Serviços, para realizar a coleta de lixo no município.
Segundo o município, os trabalhos começaram ontem. A medida foi necessária após a empresa que havia assumido o serviço em outubro não conseguir cumprir as exigências contratuais e operacionais estabelecidas.
Moradores de vários bairros da cidade reclamam há semanas da desorganização e, principalmente, da falta da coleta do lixo, que se acumula nas ruas e praças, inclusive no Centro.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Tubarão, chegou a instaurar uma notícia de fato para acompanhar a situação da falta de coleta de lixo no município.
O novo contrato emergencial tem validade de 90 dias, período em que a nova empresa ficará responsável pela coleta domiciliar e seletiva da área urbana do município. Durante esse tempo, a prefeitura realizará o novo processo licitatório para definir a prestadora de serviço em caráter definitivo.
A secretaria de Serviços Públicos e Zeladoria reforça que o objetivo é garantir a continuidade do serviço essencial sem prejuízos à população, assegurando a regularidade das coletas e a manutenção da limpeza da cidade. A transição será acompanhada de perto pela equipe técnica do município para garantir que a operação ocorra de forma eficiente e dentro dos padrões de qualidade esperados.
Acidente
Na semana passada, um caminhão de coleta de lixo da primeira empresa contratada emergencialmente perdeu o controle e atingiu uma residência no bairro São Martinho. O impacto deixou parte da casa destruída. No final de semana, moradores ainda reclamavam que o caminhão e o lixo dentro dele ainda estavam no local.