Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Primeiro sobrevoo faz avistagem de 29 baleias

12/07/2021 06:00
Carolina Benzamat/DS

O primeiro monitoramento aéreo da temporada 2021 de baleias-francas em Santa Catarina registrou a presença de 29 baleias: 21 francas e oito jubartes. A observação aérea ocorreu ao longo da costa que compreende a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, desde o Sul de Florianópolis até Balneário Rincão, estendendo-se até Torres (RS). A ação é desenvolvida pelo Programa de Monitoramento de Cetáceos da SCPar Porto de Imbituba e executada pela Acquaplan.


Dentre as francas avistadas, nove eram pares de fêmeas com filhote e três adultos. O sobrevoo também registrou uma toninha. Para Gilberto Ougo, coordenador técnico do Programa de Monitoramento do porto, “a quantidade de indivíduos avistados é muito positiva, visto que ainda estamos no início da temporada das baleias-francas em Santa Catarina”.


A quantidade de jubartes na região também chamou a atenção da equipe. As principais áreas de concentração das baleias-francas foram nas praias da Ribanceira e Itapirubá, ambas em Imbituba, região onde historicamente tem sido observada a maior presença desses cetáceos dentro da APA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR