Carolina Benzamat/DS O primeiro monitoramento aéreo da temporada 2021 de baleias-francas em Santa Catarina registrou a presença de 29 baleias: 21 francas e oito jubartes. A observação aérea ocorreu ao longo da costa que compreende a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, desde o Sul de Florianópolis até Balneário Rincão, estendendo-se até Torres (RS). A ação é desenvolvida pelo Programa de Monitoramento de Cetáceos da SCPar Porto de Imbituba e executada pela Acquaplan.
Dentre as francas avistadas, nove eram pares de fêmeas com filhote e três adultos. O sobrevoo também registrou uma toninha. Para Gilberto Ougo, coordenador técnico do Programa de Monitoramento do porto, “a quantidade de indivíduos avistados é muito positiva, visto que ainda estamos no início da temporada das baleias-francas em Santa Catarina”.
A quantidade de jubartes na região também chamou a atenção da equipe. As principais áreas de concentração das baleias-francas foram nas praias da Ribanceira e Itapirubá, ambas em Imbituba, região onde historicamente tem sido observada a maior presença desses cetáceos dentro da APA.