A lei federal 15.100 proíbe o uso de celulares em ambientes escolares.
Para professora de inglês da rede estadual de ensino Elisângela de Castro Reynaldo Rodrigues, a lei está sendo cumprida sem reclamações. “No primeiro dia sem celular, eles vieram conscientes da legislação e, sem reclamações, simplesmente aceitaram a nova rotina. Realmente levaram a sério a lei que proíbe o celular e, ao se desconectarem das telas, houve mais concentração nas aulas, mais interação nos corredores e um aprendizado que finalmente ganhou toda a atenção que merece!”, enaltece.
O que diz a lei
A Lei nº 15.100, sancionada pelo presidente Lula (PT) em 13 de janeiro, restringe o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos portáteis, como tablets e relógios inteligentes durante as aulas, recreios, intervalos e atividades extracurriculares.
A medida vale para estudantes da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio da rede pública e particular. Há exceções para o uso de celulares com finalidade pedagógica, com autorização do professor, e em casos de acessibilidade, saúde e segurança.