Na região, os municípios aplicaram, em média, entre 20% e 35% da primeira dose
Até esta sexta-feira, quando ainda não haviam começado a ser aplicadas as 231 mil doses a mais da vacina contra a covid-19 recém-chegada ao Estado, Santa Catarina havia imunizado 27,97% da população com a primeira dose e 10,51%, com a segunda.
Na região, os municípios atingiram em média entre 20% e 35% da primeira dose e aproximadamente 15% na média com a segunda dose.
De acordo com o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Daisson Trevisol, também presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems), é importante destacar que os percentuais de doses aplicadas nos municípios dependem também de cada fase da vacinação em que eles se encontram, que pode variar bastante.
“Os municípios estão em fases diferentes, até porque como não é por idade apenas especificamente, mas também por grupos prioritários, cada cidade tem seu perfil da população. Depende de quantos profissionais de saúde e educação há em cada município, quantos idosos, quantas pessoas com comorbidades, por exemplo. De qualquer forma, as vacinas estão sendo aplicadas nos municípios e atendendo cada vez mais a população”, explica Daisson.
Em Tubarão, por exemplo, maior cidade da região, 35,19% já tomaram a primeira dose, e 13,82%, a segunda. Em Santa Rosa de Lima, a menor, 43,04% da população recebeu a primeira dose e 11,04%, a segunda.