Exportações e importações ganharam destaque
A SCPar Porto de Imbituba concluiu os primeiros sete meses do ano com números históricos. Em relação ao mesmo período de 2023, houve um crescimento de 12% na movimentação de cargas, somando cerca de cinco milhões de toneladas.
Para o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf), Ivan Amaral, “este é um resultado muito importante para o Porto de Imbituba. Os números expressam todo um trabalho coletivo que vem contribuindo para o desempenho logístico de Santa Catarina e também para a economia da região Sul catarinense”, afirma.
“Este resultado é motivo de celebração para toda a cadeia logística e portuária do Estado de Santa Catarina e reflete o esforço da comunidade portuária de Imbituba, cujo trabalho tem sido motor desses patamares de crescimento, ao mesmo tempo em que o olhar estratégico do Estado busca tornar realidade medidas e obras estruturantes que vão permitir a continuidade de atendimento da demanda crescente pela utilização deste porto”, avalia o diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, Urbano Lopes de Sousa Netto.
De janeiro a julho de 2024, a liderança das exportações (52% do total) vem acompanhada de alta de 13% na tonelagem enviada ao exterior, se comparado ao realizado no mesmo período de 2023.
Em contrapartida, as importações garantiram a fatia de 38% das operações com cargas no Porto de Imbituba, com aumento de 19%.