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Porto de Imbituba reforça rota comercial com a Ásia

Escala do CMA CGM Sainte Anne impulsiona exportadores e importadores

27/08/2025 06:00|Por Redação

O Porto de Imbituba ampliou sua relevância no comércio internacional com a atracação do porta-contêineres CMA CGM Sainte Anne, embarcação de bandeira francesa que passou a integrar as operações locais como extra call, ou seja, uma escala adicional fora da rota fixa. 

O navio mede 268,01 metros de comprimento (LOA) por 44 metros de boca e está entre as embarcações modernas que atendem às demandas do transporte marítimo de longo curso.

O Sainte Anne chegou a Santa Catarina após operar no Porto de Santos (SP) e seguiu viagem para Singapura, transportando cargas de exportação embarcadas em Imbituba, como equipamentos eletrônicos. 

No trajeto de entrada, trouxe mercadorias originadas em importantes portos asiáticos, Xangai, Shekou, Singapura e terminais do Vietnã, que foram descarregadas em Imbituba para posterior envio a destinos do Cone Sul, como Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai).

Para o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, a escala reforça a posição de Santa Catarina como referência em logística internacional. “Essa atracação mostra que o estado segue competitivo no cenário global e confirma que o Porto de Imbituba é estratégico para aproximar o setor produtivo brasileiro dos principais mercados”, avaliou.

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Na mesma linha, o diretor-presidente do porto, Christiano Lopes, apontou ganhos diretos para a região. “O Sainte Anne vindo da Ásia simboliza a ampliação da nossa conectividade global e gera vantagens para exportadores e importadores. Esse movimento é fruto de um trabalho contínuo em parceria com armadores que reconhecem em Imbituba um porto eficiente e preparado para crescer”, disse.

Avanços   

O recebimento do navio soma-se a um segundo avanço recente: a autorização concedida pela Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Santa Catarina, que liberou a realização de 40 manobras experimentais com navios porta-contêneres de até 366 metros de comprimento e 13,5 metros de calado. A permissão eleva a capacidade operacional do terminal e coloca Imbituba em um novo patamar no atendimento a embarcações de grande porte.

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