Tubarão está entre as 13 cidades com maior número de pessoas nessa condição
O Ministério Público de Santa Catarina está ampliando a articulação entre promotores de Justiça para enfrentar, de forma mais humanizada e eficiente, os desafios relacionados à população em situação de rua. Tubarão integra o grupo de 13 municípios catarinenses com maior número de pessoas registradas no CadÚnico nessa condição, segundo diagnóstico realizado pelos Centros de Apoio Operacional de Direitos Humanos e da Saúde Pública.
O levantamento, atualizado até março de 2025, revela que mais de 11 mil pessoas vivem em situação de rua nos 13 municípios analisados, entre eles Tubarão, além de Florianópolis, Joinville, Itajaí, Blumenau, Criciúma, Balneário Camboriú, São José, Palhoça, Navegantes, Biguaçu, Itapema e Camboriú. A capital lidera os números, com 3.678 registros, seguida de Joinville (963) e Itajaí (783). Embora Tubarão não esteja entre os três primeiros, a cidade faz parte do grupo prioritário para análise e atuação do MP.
A iniciativa faz parte do trabalho do Grupo PSR (Pessoas em Situação de Rua), composto por 12 promotores de Justiça que atuam de forma integrada para compartilhar experiências, avaliar boas práticas e construir recomendações que sirvam como referência em todo o estado. O grupo surgiu por sugestão do Conselho Consultivo dos Centros de Apoio e foca em propostas intersetoriais que dialoguem com a realidade local de cada município.