Trabalho é realizado em Capivari de Baixo em prol do meio ambiente
Para o descarte adequado de eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias de forma correta, Capivari de Baixo disponibiliza 25 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pela cidade.
Conforme a coordenadora do Meio Ambiente de Capivari de Baixo, Renata Porto, o sistema de logística reversa implementado, além de atender às exigências legais, promove a reciclagem e o retorno desses materiais à cadeia produtiva, minimizando o impacto ambiental e a extração de recursos naturais.
“O programa reforça o compromisso com a proteção ambiental e convida toda a comunidade a continuar participando ativamente dessa ação. A correta destinação dos resíduos recicláveis é fundamental para garantir um futuro mais sustentável e saudável para as próximas gerações”, explica.
Os eletroeletrônicos podem ser descartados no ginásio municipal e no Pronto Atendimento. Já as lâmpadas devem ser descartadas na Câmara de Vereadores, e a pilhas e baterias nos Estratégicas Saúde da Família (ESF), escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs).
Destinar de maneira correta esse tipo de resíduo é fundamental para evitar danos ao meio ambiente e à saúde humana, devido ao contato dos metais pesados, presentes na composição desses materiais, com o solo e com a água.
Reciclagem
A manutenção dos PEVs faz parte de um esforço contínuo da administração municipal e do Instituto do Meio Ambiente (IMA) para promover a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Por meio dessa iniciativa, busca-se reduzir significativamente o volume de resíduos descartados de forma inadequada, além de incentivar a prática da reciclagem entre os moradores do município.