Assim como Rio Fortuna, Imbituba também completa hoje 63 anos de emancipação político-administrativa. Para comemorar a data, alguns eventos foram programados.
Hoje, duas lives estão programadas. Às 18h30, no Teatro Usina, acontece a apresentação “Prosa Açoriana”, que poderá ser conferida pelo YouTube do Cultura Ao Vivo Imbituba. Às 20h, será transmitida a sessão solene da Câmara de Vereadores, com a entrega da medalha Henrique Lage, pela TV Nosso Povo, com retransmissão pelo Facebook da prefeitura de Imbituba.
As celebrações do aniversário da cidade também aconteceram no sábado e domingo, como uma ação cultural realizada na praça Henrique Lage. No local, além da exposição de artistas locais, houve a soltura de balões biodegradáveis para homenagear as vítimas da covid-19 no município. Teve também a entrega de mudas e de máscaras e álcool em gel para os moradores.
“A cidade vive um movimento de intenso crescimento e desenvolvimento, mesmo em momento de crise, de pandemia. Quem chega aqui vê diversas obras e empreendimentos saindo. O nosso grande desafio para o futuro é justamente fazer com que isso aconteça de maneira organizada, ordenada e planejada. Enquanto gestor público, estamos nos esforçando ao máximo no planejamento da Imbituba do futuro, que será de maior porte, de maior atividade econômica, volume de empregos e temos que nos preparar para que isso aconteça da maneira correta”, explica o prefeito Rosenvaldo Júnior.
Com natureza privilegiada, Imbituba conta com 33 quilômetros de praias tranquilas e as melhores ondas do Brasil para a prática de surfe e outros esportes náuticos.
Segundo estimativa do IBGE, a capital nacional da baleia-franca conta hoje com 45.286 habitantes. A cidade também conta com o porto, que alcançou em junho deste ano um novo recorde histórico de operação mensal: 681,9 mil toneladas movimentadas ao longo do mês.