Uma raia manta, toninhas e baleias-jubarte estavam na praia de Itapirubá.
Toninhas, uma raia manta e baleias-jubarte foram avistadas na praia de Itapirubá Sul, em Laguna, nesse sábado. Tanto as toninhas como a raia manta avistadas são consideradas vulneráveis à extinção, segundo o Projeto Franca Austral, do Instituto Australis.
Segundo a diretora de pesquisa do projeto, Karina Groch, no sábado a equipe recebeu a informação sobre avistagem de baleias e foi conferir. “A informação inicial era de que se tratava de baleias-franca, o que poderia ser o anúncio da chegada desta espécie para a temporada reprodutiva na região. Mas, chegando no alto do morro de Itapirubá, um dos pontos utilizados para o monitoramento das baleias-franca durante as nossas pesquisas, constatamos se tratarem de baleias-jubarte. Eram três grupos formados, no total, por cinco indivíduos”, conta.
“Também avistamos toninhas e uma raia manta, uma das maiores espécies de raia do mundo. De acordo com o Projeto Mantas do Brasil, a espécie comprovadamente incidente no Brasil é a Manta birostris ou Mobula birostris, que pode atingir oito metros de uma asa à outra e pesar mais de duas toneladas. As toninhas e as raias manta também estão ameaçadas de extinção no Brasil, assim como as baleias-franca”, pontua.