Um grupo de pescadores esteve reunido ontem com representantes da Secretaria do Meio Ambiente de Imbituba da Polícia Militar Ambiental de Laguna. O encontrou ocorreu ao lado da Lagoa de Ibiraquera. Em pauta, o pedido de maior rigor na fiscalização da pesca predatória do camarão.
Durante a reunião, que durou cerca de duas horas, os pescadores relataram às autoridades que, como o canal entre a lagoa e o mar está fechado há 15 dias, milhares de larvas de camarão permanecem em reprodução no manancial. Mesmo assim, durante a madrugada, muitas pessoas, a maioria turistas, pescam de forma predatória o crustáceo em desenvolvimento.
“Nós, pescadores, viemos reivindicar maior fiscalização na lagoa, para que essas larvas de camarão possam crescer e, com o tempo, chegar no tamanho apropriado para a pesca. Dessa forma, nós, que sobrevivemos da pesca, conseguimos fornecer o crustáceo, com o tamanho apropriado, para os moradores, comerciantes e turistas”, diz o representante dos pescadores de Ibiraquera, Vitor Teixeira.
Segundo o comandante da Polícia Militar Ambiental de Laguna, Fernando Mogoga, durante as fiscalizações feitas, os policiais se deparam com a presença de turistas praticando a pesca predatória. Mas os agentes também costumam flagrar pescadores de outras lagoas arrastando o camarão em Ibiraquera.
“Com o apoio dos pescadores e da comunidade, que se tornam nossos informantes, nós conseguimos montar operações e impedir a pesca predatória. Além disso, com uma educação ambiental firme, acredito que é possível controlar até 90% dessa atividade que é praticada em Imbituba”, informou o comandante.
Conforme a secretária do Meio Ambiente, Laira Fernandes, a secretaria fará uma campanha de conscientização para que os turistas sejam informados do que não pode ser feito na região de Ibiraquera.