A temporada da safra de tainha está prevista para começar neste sábado. Para alertar os pescadores sobre as medidas de prevenção contra a covid-19, representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural estiveram em Laguna para reforçar a lista de regras que devem ser seguidas.
Entre as medidas da portaria publicada pelo governo do Estado, estão o uso de máscaras por todos os envolvidos na pesca, além da restrição na quantidade de pessoas que podem permanecer na praia e nos barcos.
Na praia, poderão permanecer no local pessoas envolvidas diretamente na operação de pesca e somente durante o período de realização da atividade, mantendo distanciamento mínimo de 1,5 metro e usando máscaras. Também deve ser mantida disponibilidade de álcool 70% para desinfecção frequente, quando possível, sob fricção de superfícies expostas, como mesas, utensílios, vasilhames diversos, entre outros.
Após o término da pescaria, as pessoas deverão sair da praia o mais rápido possível, evitando qualquer tipo de concentração além das estritamente necessárias ao exercício da pesca. As medidas de proteção contra a covid-19, neste caso, devem permanecer até o dia 31 de julho, quando encerra a temporada da safra da tainha 2021.
As medidas sanitárias para a prática foram estabelecidas pela portaria da Secretaria de Estado da Saúde. Este ano, a quantidade de peixe que pode ser pescada em cada modalidade desagradou os pescadores. A redução, segundo o governo, teria sido baseada em estudos para garantir a preservação da espécie.