A temporada de pesca artesanal da tainha tem sido positiva na região. Imagens nas redes sociais mostram os resultados das capturas feitas nas praias locais, principalmente no Farol de Santa Marta.
Durante a última semana, um grande lanço resultou na captura estimada de três toneladas do peixe. Ontem, uma outra embarcação conseguiu capturar uma tonelada de tainha, segundo a presidente da União das Associações de Pescadores da Ilha (Uapi) de Laguna, Maria Aparecida Ramos. “Acompanhamos toda a movimentação das embarcações e a produção diária. Por isso, posso afirmar que a temporada está bastante positiva para o pescador, diferente do que foi no ano passado. A gente se sente feliz, isso empolga, tá bem movimentado”, explica Maria.
A temporada de pesca da tainha acontece sempre na época do frio, quando o peixe sobe o litoral em busca de águas quentes para desovar. “No ano passado, nessa época, estava mais quente. Os registros desse período mostram que os pescadores não tinham saído para o mar ou voltaram sem o peixe, diferente do que vem acontecendo agora”, relata a presidente da Uapi.
Maria explica também que, mesmo com a boa safra, os pescadores não estão deixando de lado os cuidados com a covid-19. Em tempos de pandemia, a pesca também precisa ser segura. “Todos recebem orientações e trabalham dentro das normas permitidas, tudo para manter a saúde de todos em dia”.