Sábado, 08 de agosto de 2026
Fechar [x]

Perfil do eleitorado pode aumentar ida às urnas

Dados do TRE-SC apontam que maioria dos votantes tem entre 30 e 69 anos

30/07/2026 06:00|Atualizada em 30/07/2026 18:08|Por Redação

A divulgação do perfil do eleitorado brasileiro e catarinense em 2026, feita pela Justiça Eleitoral na semana passada, é chave para avaliar se o comparecimento às urnas terá ou não nova queda.

Santa Catarina, especificamente, vinha superando o engajamento do eleitorado nacional, chegando a 87% de participação dos votantes na década passada (considerando-se, nas eleições gerais, apenas o primeiro turno). Na eleição de 2024, essa participação foi a mesma do país como um todo, 78%.

A divulgação do perfil dos eleitores catarinenses pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) aponta alguns fatores que podem aumentar a ida às urnas.

Um dos principais é que as idades que mais votam ganharam muitos eleitores entre 2024 e 2026 – o conjunto de todos os votantes catarinenses de 30 a 69 anos aumentou em 71 mil pessoas nesses dois últimos anos.

O grupo de 18 a 29 anos, por sua vez, que é a faixa etária de voto obrigatório de menor participação nas últimas eleições, perdeu 61 mil pessoas.

Na Amurel, são 208.959 eleitores entre 30 e 69 anos. Já entre 18 e 29, o número de eleitores aptos a votar em 2026 soma 51.835. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O grupo dos eleitores com 70 anos ou mais deve ter efeito mais ambíguo na próxima eleição. Com 73 mil eleitores a mais que em 2024, esse contingente é hoje 10% do eleitorado catarinense e, com o envelhecimento populacional, se tornará cada vez maior.

A participação desses eleitores vem crescendo desde 2018. Segue, no entanto, abaixo da média, especialmente no caso dos votantes com 80 anos ou mais.

Jovens   

Desembargador do TRE-SC e diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (Ejesc), Sérgio Francisco Carlos ressalta que os jovens de 16 e 17 anos, um grupo que ganhou 4 mil eleitores de 2024 para cá, têm reagido positivamente a campanhas e ações da Justiça Eleitoral catarinense – a participação dos jovens de 16 e 17 anos vem crescendo desde as eleições de 2018 no estado.

Além disso, vale enfatizar que eleições gerais – aquelas para presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais, como em 2026 – tendem a ter maior participação eleitoral que as municipais.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR