Entrada sul pela BR-101 tem alto tráfego de veículos em estrada de chão
As obras de pavimentação do acesso sul de Capivari de Baixo, pela BR-101, não têm prazo para serem iniciadas. A prefeitura está dependendo da finalização de trâmites burocráticos para buscar a solução do problema, já que o trecho da rua é de chão batido e, com o alto fluxo de veículos, tem ficado cada vez pior o trânsito no local.
Com o acesso principal a Capivari de Baixo fechado para obras na rodovia, este ponto - que tem pouco mais de 200 metros de extensão, inicia na via lateral da BR-101 e vai até os trilhos, na esquina com a avenida Nereu Ramos -, está sendo utilizado como entrada e saída tanto de moradores quanto de motoristas que preferem cortar caminho por dentro do município. Com isso, o fluxo no trânsito de veículos cresceu muito e a via utilizada agora como acesso principal segue sem pavimentação.
De acordo com o coordenador de Urbanismo e Meio Ambiente, Igor Patricio Pereira, um dos trechos da rua pertencia à antiga CSN, mas um processo de desapropriação anterior já municipalizou a área. “Agora estamos trabalhando no outro trecho, pertencente à Diamante, que também precisará ser desapropriado para o município. Só então, com estes trâmites resolvidos, poderemos dar continuidade aos trabalhos e fazer a pavimentação o quanto antes”, explica.
Segundo a prefeitura, a Diamante tem passado diariamente a máquina no local para que as condições de trafegabilidade sejam menos onerosas aos motoristas.
Desde 2022
Os trabalhos para iniciar a pavimentação do acesso sul teve início ainda em 2022, depois de um período de paralisação devido a pendências de documentação de uma área tornada de utilidade pública.
Na época, chegaram a ser retomadas as obras de macrodrenagem, caixas coletoras, asfalto, calçadas, ciclofaixa, iluminação e sinalização horizontal e vertical de um trecho da rua.
Já era visto como o acesso sul, via BR-101, e um novo canal de entrada ao município. A previsão dada pela gestão anterior era de conclusão em outubro de 2023.