Fonte da Carioca passa por restaurações
Construída em 1863, a Fonte da Carioca é um dos pontos turísticos mais importantes de Laguna. A estrutura abastece diariamente centenas de famílias que passam pelo local para buscar água em pleno Centro Histórico. Por isso, o patrimônio com mais de 150 anos exige cuidados periódicos para continuar servindo a todos em Laguna.
A prefeitura, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Fundação Irmã Vera, trabalha em diversas manutenções na fonte. Com previsão para ser entregue no fim de agosto, as equipes estão fazendo reparos em rachaduras, manutenção nas torneiras, lixamento, pinturas, substituição das grades enferrujadas, podas de árvores, avaliação de trincas e fissuras, além de uma limpeza na fachada da fonte, tudo para melhor preservar e atender os lagunenses e turistas.
Com arquitetura portuguesa, nas cores azul e branca, a Fonte da Carioca foi construída em 1863 e ampliada em 1906. Ao longo dos anos, foram colocados 150 metros de canos de aço inoxidável que chegam a oito torneiras públicas do mesmo material, além de uma torneira instalada num espaço sem degraus para maior acesso de pessoas cadeirantes e idosas.
Na época da colonização, Laguna tinha três fontes que abasteciam a cidade. A fonte da Figueirinha, a do Campo de Fora e a da Carioca, a única preservada ainda hoje.