A Caixa Econômica Federal inicia, no mês que vem, o pagamento de até R$ 500 por conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os repasses serão feitos até 31 de março de 2020, conforme a data de nascimento dos beneficiários.
O valor será depositado automaticamente, no dia 13 de setembro, para pessoas nascidas em janeiro, fevereiro, março e abril, que têm conta poupança na Caixa. Aqueles com data de aniversário em maio, junho, julho e agosto, recebem a partir do dia 27 de setembro. Para trabalhadores nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro, o pagamento será feito a partir do dia 9 de outubro.
Segundo a Caixa, cerca de 33 milhões de trabalhadores receberão o crédito automático na conta poupança. Caso o trabalhador não queira retirar o recurso, será necessário informar a decisão em um dos canais divulgados pelo banco, até 30 de abril de 2020. Desta forma, os valores não sacados serão devolvidos à conta vinculada ao FGTS.
De acordo com a Caixa, o crédito automático só será realizado para quem abriu conta poupança até o dia 24 de julho de 2019.
Para o economista e professor da Unisul de Tubarão, Jailson Coelho, o saque só vale mesmo a pena se for com um objetivo definido, como pagar contas e limpar o nome na praça, por exemplo. “Mais de 80% da população terá direito a este saque de R$ 500, mas aconselho que só faça a retirada se realmente for para algo que necessite, de importância, como o pagamento de contas – como água, luz, telefone -, ou para limpar o nome na praça”, avalia.
Pela data de aniversário
O economista ainda orienta sobre a retirada dos valores seguindo a data de aniversário. “Estes serão valores maiores, mas que caso o cidadão opte fazer a retirada anual, poderá ficar sem este benefício imediato em caso de uma demissão”, orienta. Quem realizar a mudança, só poderá retornar à modalidade anterior após dois anos da data da solicitação à Caixa.