Terça-feira, 23 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Obra da radioterapia é entregue ao HNSC

Expectativa é para início do funcionamento no segundo semestre deste ano

28/05/2021 06:00

A obra da Unidade de Radioterapia do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão, um dos grandes projetos da instituição para sanar os principais anseios da comunidade no tratamento oncológico, foi entregue esta semana pela Construtora Monteiro.


Para iniciar a operação, o HNSC precisa da liberação da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear). “Essa liberação é um processo demorado, pois envolve análise de toda a parte de radioproteção, sendo que necessita de vistoria no local. Sendo assim, acreditamos que a operação ocorra entre a segunda quinzena de agosto ou primeira quinzena de setembro”, explica Fabio Tadeu Teixeira, diretor executivo da instituição.


O prédio está localizado em um terreno em frente ao hospital, na esquina da rua Padre Bernardo Freuser com a rua Vidal Ramos. Além da obra civil, já está instalado o acelerador linear (equipamento que faz o tratamento), faltando apenas adquirir o mobiliário.


A radioterapia faz parte do PER-SUS (Projeto de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde), do Ministério da Saúde, que prevê ampliar a assistência oncológica a pacientes atendidos por diversos hospitais regionais do país. A obra teve um investimento total de R$ 8,4 milhões, recurso federal repassado diretamente para as empresas executoras do projeto.


Atendimento aos pacientes

O HNSC tem aproximadamente 900 pacientes/mês que fazem tratamento oncológico na instituição, sendo que 20% destes necessitam de radioterapia. A Unidade de Radioterapia irá impactar no atual atendimento do setor de oncologia, pois as pessoas que hoje estão em tratamento no HNSC e necessitam de radioterapia acabam tendo que se deslocar para outras regiões, causando desgaste físico e emocional. “Hoje o hospital já tem uma equipe multidisciplinar que realiza todo o tratamento de quimioterapia, hormonioterapia e cirurgia oncológica, sendo que a radioterapia veio para complementar o tratamento do paciente”, diz Eloísa da Silva Souza, coordenadora de enfermagem do setor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR