Com a chegada do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Ferrovia Tereza Cristina reflete sobre o compromisso de respeitar a biodiversidade das cidades onde atua.
O trabalho de conscientização pode ser observado por meio dos mutirões de limpeza, realizados ao longo da linha férrea, coleta seletiva, gerenciamento de resíduos e efluentes, palestras e incentivo ao plantio de mudas.
Para o engenheiro ambiental e sanitarista André Guaresi, responsável pela gestão do Meio Ambiente na FTC, “essa data é uma oportunidade para cada cidadão refletir suas atitudes. O assunto é tão importante e mais atual do que nunca, tendo em vista as mudanças climáticas e sociais causadas pela pandemia que estamos enfrentando. Agora é o momento de reconhecer, mudar hábitos e valorizar as inovações sustentáveis que agregam para o meio ambiente”, ressalta.
“Na preservação dos recursos naturais da região, é indispensável ressaltar que o carvão exerce nuances positivas sobre o meio ambiente. Além de ser um bem natural, ele contribui com a sustentabilidade e garante um espaço ecologicamente equilibrado, sendo a principal matéria-prima que contribui com o desenvolvimento da região Sul”, completa.