Movimentos sociais, sindicatos e partidos de oposição organizam novos protestos de rua contra o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) neste sábado. Convocado em nível nacional, os atos também vão ocorrer em Tubarão e Laguna.
As principais pautas das manifestações continuam sendo o impeachment do presidente da República, a exigência de celeridade no processo de vacinação, fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) e a volta do auxílio emergencial de R$ 600. Em 29 de maio, atos semelhantes foram realizados pelo país.
Em Tubarão, estão previstas carreata e passeata. A concentração está marcada para as 13h30, na Praça Memorial Aeroporto Anita Garibaldi, ao lado da Arena Multiuso. Já em Laguna, uma passeata está marcada para sair do Cais do Centro às 10h30.
As manifestações ocorrem na semana em que o Brasil se aproxima dos 500 mil mortos pela covid-19. Para evitar a propagação do vírus, organizadores fazem campanhas para que manifestantes mantenham distanciamento social, utilizem máscaras e álcool em gel durante todo o protesto.