Nova gestão aposta em articulação estadual e na implantação de uma unidade do Senac
O empresário Mário Ricardo Bongiolo tomou posse como presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Laguna (Sindilojas) para a gestão 2026/2029. O evento contou com a presença de lideranças, como o presidente da Fecomércio/SC, Hélio Dagnoni, e o diretor estadual do Senac, Fabiano Battisti Archer.
Em seu discurso de posse, o novo presidente destacou o forte vínculo familiar com o associativismo e reafirmou o compromisso de honrar esse legado do avô Elídio Bongiolo, com uma gestão voltada para resultados e modernização.
Segundo a nova diretoria, um dos pontos altos será a forte articulação estadual. Bongiolo reforçou o papel estratégico do diretor de patrimônio do Sindilojas Laguna, Marcelo Massih (Chello), e o bom trânsito junto ao presidente Hélio Dagnoni, vistos como um diferencial para abrir portas e acelerar projetos de interesse de Laguna na Federação.
A bandeira principal da gestão será a busca pela instalação de uma unidade física do Senac em Laguna. “O Senac é o motor que gera profissão e carreira. Ele beneficia desde a gastronomia e hotelaria até a construção civil e a indústria da pesca”, afirmou Bongiolo. Com o apoio direto da Fecomércio e do Senac estadual, a diretoria pretende transformar a qualificação profissional em um pilar para o turismo e o comércio local.
O presidente também enalteceu a atuação do Sesc, celebrando a entrega da nova academia, considerada a mais moderna da cidade, e o fortalecimento do Sesc Verão. “O sistema vive do suor do empresário, que investe para oferecer benefícios sociais e oportunidades de emprego ao trabalhador”.
Próximos passos
Para o primeiro ano, a diretoria focará na organização administrativa e na busca por novos associados, visando tornar o Sindilojas a “casa comum” dos lojistas da região.