Após alguns dias de sol e calor, a previsão indica algumas mudanças climáticas
Santa Catarina começou a semana com tempo mais estável, depois de dias de chuva intensa e temporais em diferentes regiões, mas a previsão indica novas mudanças ao longo da semana. Entre amanhã e sexta-feira, a formação de um novo sistema frontal no Rio Grande do Sul pode favorecer a ocorrência de temporais nas áreas de Santa Catarina próximas à divisa com o estado gaúcho.
Hoje, o tempo começa firme, com variação de nuvens em todas as regiões. Entre o fim da manhã e o início da tarde, há possibilidade de chuvas isoladas no Grande-Oeste e no Planalto Sul, com baixo risco para alagamentos pontuais. A nebulosidade reduz a elevação das temperaturas, que ficam abaixo dos 25 °C no Grande-Oeste e Litoral Sul e variam entre 26 °C e 28 °C nas demais áreas.
Entre amanhã e sexta-feira, um novo sistema frontal começa a se organizar no Rio Grande do Sul. A formação desse sistema aumenta as condições para temporais nas áreas de Santa Catarina próximas à divisa com o estado gaúcho. Neste momento, o risco é baixo para ocorrências relacionadas a alagamentos pontuais.
A Defesa Civil acompanha a evolução do sistema e reforça que a população deve permanecer atenta às atualizações meteorológicas. Os avisos podem ser atualizados conforme a previsão evoluir nos próximos dias.
Prevenção
A Defesa Civil reforça que a prevenção deve fazer parte da rotina. As condições meteorológicas podem mudar rapidamente, por isso é importante conhecer os riscos da região onde se vive, observar sinais de movimentação em encostas e acompanhar os alertas oficiais.
Durante períodos de chuva forte, a população deve evitar áreas sujeitas a alagamentos, não atravessar ruas, pontes ou rios com água corrente e manter distância de encostas. Em caso de temporais com raios e ventos fortes, a orientação é procurar abrigo em local seguro e permanecer longe de árvores, estruturas metálicas e áreas abertas.