Mudanças no tempo trazem chances de geada, chuva e bastante frio
O inverno parece estar sem pressa de acabar. Uma nova frente fria se aproxima e promete tempo gelado na região. Uma “gangorra” para mudanças climáticas extremas é o que reflete este mês de agosto em grande parte do Brasil.
Após uma forte onda de frio que bateu recordes de temperaturas negativas no começo do mês e uma onda de calor que fez os termômetros bateram mais de 30°C, o tempo muda novamente.
Amanhã, uma nova frente fria, dessa vez trazendo chuva e derrubando as temperaturas, chega ao Sul. A semana começou com temperatura alta para a época do ano por causa do predomínio do ar quente, segundo a Epagri/Ciram.
Geada
Os termômetros vão despencar na sexta-feira e sábado. O deslocamento da massa de ar polar ainda deve causar instabilidade no tempo e provocar chuvas e trovoadas isoladas.
Conforme a previsão, as mínimas podem ser de -3°C e -5°C em áreas de maior altitude em Santa Catarina.
A Epagri/Ciram indica que formações de fortes geadas acompanham a frente fria. Dessa forma, as paisagens catarinenses podem amanhecer cobertas de branco entre sábado e a próxima terça-feira.
O dia com maior probabilidade para o surgimento do fenômeno é a próxima segunda-feira, onde os termômetros estarão mais baixos.