A nova etapa da vacinação contra a Influenza (H1N1) inicia em poucos dias. Desta vez, serão contemplados os idosos acima de 75 anos completos e professores que estão ativos em sala de aula, mediante comprovação. A imunização deve começar na terça-feira, em Tubarão.
Para o grupo de idosos receberem a vacina, será necessário comparecer em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou na Policlínica Central com um documento com foto, além do comprovante de vacinação contra a covid-19.
Já os professores, devem levar um holerite atualizado ou a carteira de trabalho. A expectativa é que nesta nova fase 4,1 mil idosos sejam imunizados e 1.229 professores.
Foram vacinados na cidade profissionais da área da saúde, crianças com seis anos incompletos (6.400), gestantes (1.005) e puérperas (165). Em Tubarão, todas as UBS, independente se possuem salas de vacinação ou não, disponibilizarão a vacina nos respectivos horários de funcionamento.
A imunização contra a Influenza vai até o dia 9 de julho e a expectativa é imunizar 80 milhões de brasileiros de diferentes grupos prioritários gratuitamente.
A partir de 9 de junho, devem ser vacinados em todo o país integrantes das forças de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas.
Contraindicações
Pessoas com sintomas da covid-19 ou sintomas de outras infecções precisam adiar a vacinação para o vírus influenza.