Embarcação, que equivale a três campos de futebol, transporta madeira e celulose
O Porto de Imbituba fez história ontem ao receber o maior navio já operado em suas águas. O MSC Vilda X, com impressionantes 346,98 metros de comprimento, atracou por volta das 5h30 da manhã e permaneceu no porto até as 18h, antes do pôr do sol.
A embarcação equivale a três campos de futebol e, claro, chamou a atenção de quem passou pela região. Por conta da grandiosidade, para atracação no Porto, o navio contou com o suporte operacional de dois práticos e três rebocadores.
A embarcação integra a linha internacional de contêineres denominada Carioca, que conecta a costa leste da América do Sul com a Ásia. Dentre as cargas movimentadas nos contêineres, estão a madeira e a celulose, ambas para exportação.
A Wilson Sons é a agência marítima responsável pelo navio e a operação ficou a cargo da Santos Brasil, arrendatária do Terminal de Contêineres de Imbituba.
Ano de destaque
A SCPar, administradora do Complexo Portuário de Imbituba, concluiu 2024 com números de destaque. Em relação ao mesmo período de 2023, houve um crescimento de 11,6% na movimentação de cargas, somando mais de 7,8 milhões de toneladas e recorde histórico de produtividade para o acumulado do ano.
No que diz respeito ao fluxo de embarcações, até novembro de 2024 atracaram 306 navios no Porto de Imbituba, um aumento de 15,4% em relação ao mesmo período de 2023.