Pelo menos três cidades já anunciaram imunização para pessoas acima de 55 anos
A vacinação por faixa etária começa a ser ampliada em algumas cidades da região. Com a chegada de novas doses do imunizante, pelo menos Tubarão, Laguna e Pescaria Brava já anunciaram que pessoas a partir de 55 anos já poderão receber as doses, além dos grupos prioritários.
Em Laguna, a prefeitura informou que pessoas com 55 anos ou mais, com ou sem comorbidades, já podem agendar a vacinação contra a covid-19. A nova fase de imunização, prevista para começar hoje, também foi ampliada para pacientes com doenças pré-existentes.
Além deles, pessoas com doenças crônicas acima de 60 anos, professores de todas as fases, agentes de segurança pública, gestante e puérperas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo e rodoviário, motorista da balsa e profissionais da coleta de lixo também poderão ser vacinados.
Hoje também acontece a vacinação para pessoas a partir de 55 anos em Pescaria Brava. É necessário fazer o agendamento e a vacinação ocorre das 13h às 20h. Caminhoneiros e profissionais do transporte coletivo também estão no grupo que será imunizado a partir de hoje no município.
Já em Tubarão, as pessoas a partir de 55 anos receberão as doses da vacina amanhã. A vacinação irá acontecer no estacionamento do Farol Shopping das 9h às 15h, em sistema drive-thru, e das 11h às 15h para pedestres: no período da manhã (das 9h às 12h), receberão o imunizante as pessoas de 56 e 57 anos, e na parte da tarde (das 12h às 15h), os tubaronenses de 55 anos. É necessário comparecer ao local portando um documento de identificação com foto, além do CPF ou Cartão do SUS.
Vacinação para demais grupos
Também a partir de hoje em Tubarão, mediante agendamento nas Unidades Básicas de Saúde, das 13h às 15h, ou também na Sala Central da Policlínica, das 13h às 21h, tem início a fase seis, que engloba trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros (motorista e cobrador), trabalhadores do transporte metroviário e ferroviário, caminhoneiros e trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.
Moradores de São Ludgero e Imbituba, de 59 anos sem comorbidades, recebem a primeira dose da vacina contra a covid-19 esta semana. Em São Ludgero, a vacinação para este grupo será hoje, e também serão dadas as doses aos motoristas de carga. Em Imbituba, as doses para o grupo com idade a partir de 59 anos será na sexta-feira. Hoje serão vacinados pacientes com comorbidades, portuários, professores e pessoas acima de 60 anos; na quinta-feira será a vez de professores, motoristas de ônibus, garis da Serrana Engenharia e catadores da Cooperzimba.