31 DE OUTUBRO DE 2024
Fechar [x]

Mês da pessoa idosa encerra com musical

Com um público de aproximadamente 100 pessoas, espetáculo trouxe apresentação de cantoras da Era do Ouro do rádio

31/10/2024 06:00|Por Redação

O teatro da Arena Mutiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, em Tubarão, recebeu a apresentação do projeto Sesc Musical “As cantoras da Era de Ouro do rádio”. 

A convite do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e da prefeitura, a apresentação finalizou as festividades em comemoração ao mês da pessoa idosa, celebrado no dia 1ª de outubro.

Com um público de aproximadamente 100 pessoas, participantes dos grupos de mulheres, idosos e Programa Oficinas da Sabedoria, acompanhados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), o espetáculo com músicas de cantoras famosas das décadas de 1940, 1950 e 1960 encantou os presentes. 

“Foi emocionante recordar uma época tão importante da nossa geração”, relata Maria da Graça Bittencourt Bardini, de 70 anos, integrante do Cras III, no bairro de Oficinas.

Celebração 

Para o presidente do CMDPI, José Luiz Maia Grigolo, comemorar o mês do idoso, pelo conselho, é parte fundamental das ações realizadas em prol da diminuição das desigualdades e outros preconceitos que afligem o público de 60 anos ou mais. 

“É muito importante dar luz a esta data. Lembrar que ser idoso é mais do que uma idade, é ser história, é ser presente, é ser novidade, é ser você mesmo em todo lugar, com autonomia para escolher o que lhe bem cabe ou não”, ressalta.

José Luiz emenda agradecendo ao Sesc por receber o conselho em sua programação, que se encaixou dentro da proposta do projeto itinerante Sesc Musical. “Nos possibilitou comemorar o mês que celebra o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa em grande estilo, fazendo-nos vibrar com as letras, músicas e interpretações no palco”, salienta.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente finalizou parabenizando a todos que usufruem de seus direitos após os 60 anos. “Lembrem-se que vocês são inspiração e farol para todas as demais gerações que estão aqui e às que ainda virão”, concluiu.

Data comemora desde o ano de 2006

O Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa foi instituído por meio de Resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) nº 45/106, de 14 de dezembro de 1990, e como “Dia Nacional do Idoso” pela Lei de 28 de dezembro de 2006.

Esta data foi instituída para homenagear as pessoas idosas, comemorar as conquistas, aumentar a consciência para as questões do envelhecimento, conscientizar a todos sobre a importância das mudanças de atitudes para com as pessoas idosas, sensibilizar sobre os contínuos desafios que enfrentam e reconhecer as importantes contribuições que estes fazem ao nosso mundo, entre outros.

O Censo 2022, divulgado recentemente, apontou que a população idosa no país alcançou o número de 31,2 milhões, sendo 14,7% dos brasileiros. O aumento foi de 39,8% no período de 2012 a 2021.

Ainda segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida das brasileiras e brasileiros segue aumentando. No início do século, a estimativa de vida era de 34 anos. Nos anos 2000, essa média deu um salto, com uma pessoa no país vivendo até os 70 anos.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR