Quinta-feira, 02 de julho de 2026
Fechar [x]

Maurício da Silva faz balanço da educação

10/12/2019 06:00

Tubarão tem investido forte no setor educacional. Para que a cidade consiga efetivos resultados, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação de Tubarão, Maurício da Silva, antecipa que, dentre as ações, a união de todos os envolvidos tem sido crucial. “É um trabalho de mutirão, em conjunto, que faz toda diferença”, diz o professor Maurício.


Dentre as mudanças positivas, conforme Maurício, está a organização da educação que vem sendo feita desde 2017. “Foram anos de muito trabalho, persistência e apoio que começam a dar resultados. Prova disso é que Tubarão está na meta de zerar a fila de espera na educação infantil. Eram 740 crianças na fila”, analisa o diretor-presidente.


Para este feito, Maurício conta que a fundação adotou algumas medidas, como credenciamento de escolas privadas para atender a demanda; ampliação de salas em unidades já existentes e construção de novas salas em bairros que precisavam atender um maior números de crianças com idades entre quatro meses a cinco anos e 11 meses.


“Além disso, contamos com convênio com o governo do Estado para que fossem disponibilizadas salas em escolas públicas, como no caso da escola Hercílio Luz”, informa Maurício. Aos que foram abertas vagas, os critérios de prioridade foi a vulnerabilidade social. “E não é apenas atender esta criança. É trabalhar com estímulos para que possam desenvolver suas habilidades”, destaca Maurício.


Para isso, são feitos planejamentos bimestrais, cursos e aperfeiçoamento com os professores para que estes possam atender os alunos com qualidade de ensino. “Paralelo a isso, acompanhamos o dia a dia nas escolas. Envolvemos os pais, a direção, professores e a fundação. Todos fazem parte deste processo para que o resultado seja positivo”, esclarece Maurício.


Jornal na escola se torna ferramenta

Para Maurício, uma das ações que também faz parte do resultados positivos é a implantação do projeto Informando o Cidadão do Futuro nas escolas da cidade. O projeto consiste no envio de exemplares do Diário do Sul para unidades escolares. “Assim, os alunos também têm a oportunidade, além de trabalhar com o exemplar nas atividades em sala de aula, de levar o exemplar do jornal para casa e compartilhar leitura e informação com a família. Ali, eles têm contato com as informações do que estamos vivenciando, aliada ao conteúdo didático”, analisa. Maurício destaca que, com o jornal, os professores podem trabalhar todos os conteúdos, de todas as disciplinas, por meio de fatos atuais, que ainda não constam nos livros didáticos. “Assim, se desperta maior interesse dos alunos, principalmente pela leitura e produção de textos”, avalia o diretor-presidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR