Sábado, 09 de maio de 2026
Fechar [x]

Manifestantes pedem por um estudo prévio

A preocupação é com a interferência na vazão e nível da lagoa, que poderia comprometer a vazante responsável pelo desassoreamento natural do Canal da Barra

14/12/2023 06:00|Atualizada em 14/12/2023 15:56|Por Redação

Um grupo de pescadores de Jaguaruna realizou manifestação nesta semana, em Jaguaruna, após a possibilidade a uma possível da abertura do rio Dragado, localizado na região da Ilha, em Laguna, próximo à divisa com o município. 

Os manifestantes pedem que seja realizado um estudo hidrológico antes da execução da obra, visando avaliar os possíveis impactos na lagoa de Garopaba do Sul e Camacho. 

A preocupação é com a interferência na vazão e nível da lagoa, que poderia comprometer a vazante responsável pelo desassoreamento natural do Canal da Barra.

 Por outro lado, em Laguna, alguns pescadores defendem a abertura do rio Dragado. No último sábado, uma manifestação a favor da obra ocorreu próximo à balsa. Os apoiadores argumentam que, sem a abertura, a lagoa de Santa Marta corre o risco de desaparecer devido ao assoreamento em 30 anos. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eles alegam que o rio Dragado aberto seria um canal extravasor para o rio Tubarão, contribuindo para a oxigenação e salinização da lagoa de Santa Marta.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR