Dados da Jucesc apontam crescimento em todo o estado de Santa Catarina
Celebrado ontem, o Dia do Profissional Liberal, ou Dia do Autônomo, é marcado por um recorde histórico em Santa Catarina. Nos últimos 12 meses, o estado ganhou mais de 100 mil novos Microempreendedores Individuais (MEIs) – sendo mais de cinco mil na região -, que são aqueles profissionais que atuam por conta própria, ou com auxílio de um empregado, porém formalizados como CNPJs.
Conforme dados da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), o estado abriu 106 mil novos MEIs nos últimos 12 meses. O resultado é fruto da relação entre 204 mil MEIs constituídos e 98 mil MEIs extintos no período. Na região, os números também são motivo de comemoração: foram 5.003 MEIs abertos – foram 9.953 constituídos e 4.950 fechados no período.
A alta ocorre em meio ao bom momento da economia catarinense, com alta da produção e da atividade econômica. Assim, Santa Catarina chegou ao número de 812 mil MEIs com registro ativo.
Estímulo
Para o governador Jorginho Mello, o crescimento no número de MEIs em SC é consequência do estímulo à atividade econômica.
“Santa Catarina é um Estado empreendedor por natureza. E ainda conta com um governo que trabalha para incentivar o ambiente de negócios ao facilitar a abertura de empresas, ampliar o crédito subsidiado e garantir segurança pública e segurança jurídica para empreender”, afirma.