Hábitos saudáveis e o diagnóstico precoce da doença aumentam chances de cura
Com o objetivo de informar a população sobre o câncer de boca, seus riscos e formas de prevenção, este mês é marcado pela campanha Maio Vermelho. A iniciativa visa conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce, além de orientar a população sobre sintomas e fatores de risco da doença.
“O câncer de boca é um tumor maligno que pode atingir diversas áreas da cavidade bucal, como a língua, o assoalho da boca, bochechas, gengivas, céu da boca, garganta e lábios”, explica a estomatologista da Provida Odontologia, Greicy Kniest. Segundo ela, os principais fatores de risco estão associados a hábitos prejudiciais à saúde, como o consumo de álcool, especialmente de bebidas destiladas, e o tabagismo.
A exposição solar prolongada e sem proteção também é um fator de risco importante, especialmente para trabalhadores da agricultura e da pesca, que passam muitas horas sob o sol, o que aumenta a incidência de câncer de lábio, alerta a profissional.
Além disso, Greicy destaca a importância do sexo seguro. “Pacientes que mantêm relações sexuais sem proteção também estão mais expostos ao vírus HPV, que tem forte relação com o desenvolvimento de câncer na região da orofaringe”, completa.
Sinais e sintoma
Entre os principais sinais e sintomas do câncer de boca estão: feridas que não cicatrizam por mais de 15 dias e que, geralmente, não causam dor; manchas avermelhadas ou esbranquiçadas dentro da cavidade bucal; nódulos ou pequenas elevações na região da boca ou do pescoço; dificuldade para movimentar a língua ao falar ou ao se alimentar.
“Diante de qualquer um desses sinais, é fundamental procurar um estomatologista ou um cirurgião-dentista, que poderá fazer uma avaliação detalhada”, orienta Greicy.
Diagnóstico precoce
A boa notícia é que, quando diagnosticado precocemente, o câncer de boca tem mais de 95% de chance de cura. Por isso, a prevenção e a atenção aos sinais iniciais são tão importantes. Para reduzir os riscos da doença, Greicy recomenda adotar hábitos de vida saudáveis; evitar o consumo de bebidas alcoólicas, principalmente as destiladas; não fumar; usar preservativo em relações sexuais; aplicar protetor solar nos lábios e rosto durante a exposição ao sol; e manter uma boa higiene bucal.