Vigilância epidemiológica de Braço do Norte encontrou animais no Santa Luzia
A Vigilância Epidemiológica de Braço do Norte identificou mais 30 escorpiões amarelos (Tityus serrulatus) durante um novo mutirão noturno realizado no bairro Santa Luzia. Com isso, o número total de escorpiões capturados na localidade chega a 92, sendo 11 na primeira vistoria, 15 localizados por moradores, 11 em um segundo mutirão, 25 na ação da semana passada e agora mais 30.
O aumento expressivo no número de animais encontrados acende um alerta para a gravidade da infestação. A equipe da Vigilância segue utilizando lanternas de luz negra, que revelam a presença dos escorpiões durante a noite - período de maior atividade da espécie. “Estamos mantendo uma rotina intensa de fiscalização para conter a proliferação. A situação é séria e exige atenção contínua”, afirma a coordenadora da Vigilância, Nágila Morgan.
Apoio
A secretaria de Saúde pede o apoio da comunidade para manter quintais e terrenos limpos, vedar frestas e ralos e evitar o acúmulo de materiais e fontes de alimento para os escorpiões.