A exemplo do que Tubarão fez em parceria com a UniSul, Laguna firmou cooperação com a Universidade de Santa Catarina (Udesc) para que o município esteja apto para receber as doses da vacina da Pfizer contra a covid-19. Para tal, a universidade irá disponibilizar um ultrafreezer que tem a capacidade de armazenar o imunizante em até -80°C.
Conforme a secretaria de Saúde de Laguna, ainda não há data para receber as doses da vacina, tendo em consideração que a responsabilidade pela compra e a distribuição dos imunizantes é do Ministério da Saúde.
No início deste mês, Santa Catarina recebeu um lote com quase 40 mil doses da vacina da Pfizer. Apenas cinco municípios receberam o imunizante, entre eles Tubarão, contemplado com 4,6 mil doses da vacina.
A estrutura em Tubarão foi possível graças a uma parceria com a UniSul, que disponibilizou um ultrafreezer -80ºC, para armazenamento das doses da Pfizer. O equipamento, utilizado pelo programa de pós-graduação de Ciências da Saúde, é o único da cidade. As doses foram armazenas na universidade, que conta com toda a estrutura e segurança. Depois, as vacinas são distribuídas para os postos de saúde de Tubarão conforme a necessidade local.