Primeiro episódio, “Raízes: Sambaqui, a história entre as conchas”, foi lançado ontem no Dunas Shopping, em Jaguaruna
O primeiro episódio da série documental “Raízes” foi lançado oficialmente ontem, no cinema do Dunas Shopping, em Jaguaruna. Intitulado “Sambaqui, a história entre as conchas”, o documentário emociona o público ao convidar a uma imersão na história e na importância dos sambaquis — verdadeiros monumentos arqueológicos deixados por povos ancestrais do Litoral Sul catarinense.
A produção tem como objetivo valorizar o patrimônio cultural arqueológico do Sul de Santa Catarina, promovendo conhecimento, estimulando a preservação da memória coletiva e aproximando a sociedade da riqueza cultural construída há milhares de anos por antigos habitantes da região.
Com direção do produtor audiovisual Rafael Guedes e direção de conteúdo e apresentação do arqueólogo e professor Geovan Martins Guimarães, o documentário reúne pesquisa, imagens impactantes e reflexões sobre o legado dos sambaquis para a identidade cultural brasileira.
Exibições
O evento de estreia foi gratuito e aberto à comunidade. “Nas próximas semanas, o documentário irá percorrer a região, passando por Garopaba, Imbituba e Laguna. Posteriormente, terá exibição em Tubarão e Capivari de Baixo”, afirma Geovan. As datas ainda serão definidas. Para mais informações, basta entrar em contato através dos perfis @geovan_guimaraes
e @r_a_f_a_g_u_e_d_e_s .
O que são os sambaquis?
Sambaquis são antigos depósitos construídos por grupos pré-históricos que habitaram o litoral brasileiro, especialmente a Região Sul, como em Santa Catarina. A palavra “sambaqui” vem do tupi “tamba’ki”, que significa “monte de conchas”. Essas estruturas são monumentos arqueológicos, compostos por conchas, restos de moluscos, ossos de animais, artefatos de pedra e cerâmica, além de esqueletos humanos.